Galinheiro bem projetado

Estabeleça metas. Crie uma planta de seu galinheiro com base em necessidades atuais ou futuras. Pergunte-se quantas galinhas você pretende manter, o motivo pelo qual pretende criá-las e a quantidade de espaço de que dispõe. Suas respostas terão influência na construção de seu galinheiro. 

Crie um projeto. Você pode tanto comprar um como desenvolver seu próprio projeto de galinheiro. Eis uma lista com algumas considerações básicas para projetar a maioria dos galinheiros:

  • Altura. A maior parte dos galinheiros é construída dois ou três pés acima do solo. Quanto mais elevadas estiverem, menor a exposição a predadores. Além do mais, construir seu galinheiro muito próximo ao solo pode favorecer o estabelecimento de roedores.
  • Isolamento. Dependendo de onde você mora, seu galinheiro pode exigir maior ou menor isolamento em relação ao ambiente externo. Escolha seus materiais com base na quantidade necessária de proteção contra os elementos externos.
  • Ventilação. Visto que suas galinhas vão defecar dentro do galinheiro, será necessário manter a circulação de ar. A maioria das saídas de ar consiste em abas articuladas que se mantêm apoiadas, com as aberturas cobertas por uma cerca de arame.
  • Alimentação e água. Suas galinhas vão precisar ter acesso à comida e água limpa dentro do galinheiro, longe do ninho. O sistema utilizado para isso pode ser simples ou elaborado, conforme suas necessidades.
  • Poleiros. Os poleiros oferecerão um lugar para suas galinhas pousarem no galinheiro durante a noite. Lembre-se de que galinhas preferem dormir em poleiros, e que eles precisam estar suficientemente afastados para que as galinhas não fiquem totalmente em contato umas com as outras.
  • Forragem. Visto que as galinhas não controlam sua evacuação, você terá de disponibilizar uma espécie de forragem, feita de palha ou de serragem, abaixo dos poleiros. Manter a forragem junto ao lixo facilitará a limpeza do galinheiro; ademais, esse material usado pode se tornar um excelente fertilizante.
  • Ninho. A caixa do seu ninho deve ser um espaço pequeno e raso para suas galinhas depositarem os ovos. Evite fazê-la muito espaçosa ou confortável, de modo a desestimular as galinhas a permanecerem por lá durante muito tempo. Alguns galinheiros são projetados para que se tenha acesso aos ovos dos ninhos pelo lado de fora através de uma pequena porta.
  • Rampa. Para saírem de um galinheiro elevado, suas galinhas vão precisar de uma pequena rampa até o quintal. Passe uma mistura de areia com tinta na rampa para torná-la menos escorregadia, e acrescente tiras cruzadas (como no braço de um violão) para as galinhas usarem como pequenos degraus. Se sua rampa não culminar em um quintal cercado, é preferível recolhê-la durante a noite para manter as galinhas em segurança no galinheiro à noite.
Reúna materiais e ferramentas. Você precisará, no mínimo, de madeira ou de compensado em diferentes tamanhos, pregos, cerca de arame, dobradiças, parafusos e material para a forragem. Se você estiver construindo um galinheiro mais elaborado, você precisará de uma variedade maior de materiais. Além disso, você precisará de uma fita métrica, de uma lixadeira, de uma serra elétrica, de um martelo, de uma furadeira, de um banco apropriado, de uma máscara e de luvas de couro. Você poderá comprar esses materiais em lojas de produtos usados. 
Comece a construir. Quando estiver construindo o galinheiro, tente fazê-lo de maneira metódica, para que não precise voltar para corrigir erros.
  • Comece juntando as superfícies inferiores. Em seguida, as superfícies laterais e de apoio. Ao unir as superfícies no lugar apropriado, utilize cola de madeira para mantê-las seguras e faça pequenos furos piloto para garantir que os pregos fiquem retos. Melhor ainda: use uma junta de meia-esquadria ou uma ligação de meia-madeira. A ligação de meia-madeira e a junta de meia-esquadria são as duas juntas mais comuns que você vai precisar para construir o seu galinheiro e garantir a estabilidade e a firmeza de seu projeto.
  • Coloque o revestimento (de compensado e/ou cerca de arame) e o material da cobertura do galinheiro quando a estrutura estiver pronta. Assegure-se de dobrar o comprimento dos suportes de madeira e o tamanho quando aumentar o tamanho e as dimensões de seu galinheiro. Por exemplo: de uma madeira com 25mm x 25mm x 2m, aumente para 50mm x 50mm x 3x, para garantir que a estrutura esteja firme e forte!
  • Acrescente as janelas e as portas. As janelas e as portas são as últimas coisas em que você deve trabalhar.
Inspecione o seu trabalho. Assim que estiver tudo terminado, faça uma inspeção final e vede todas as frestas e junções com material de isolamento para prevenir a entrada de ar frio na nova casa das suas galinhas. Você pode ainda pintar o galinheiro da cor que preferir e combinar com o resto de sua casa.

5 comentários:

  1. boa noite e possível disponibilizar este projeto ? gostaria de ter para eu fazer em minha casa. Obrigado
    wagneralvarenga3@gmail.com

    ResponderExcluir
  2. Sim quero criar 10 galinhas ..qual seria o tamanho do viveiro?

    ResponderExcluir
  3. Show! Gostaria de receber esse projeto com as medidas e materiais necessários.

    ResponderExcluir
  4. Adorei projeto... é possivel compartilhar?

    ResponderExcluir
  5. Bom dia. Você pode disponibilizar o projeto. Eu crio Galinhas Garnizé em casa e vou fazer um novo galinheiro.

    ResponderExcluir